quarta-feira, 30 de junho de 2010






Oi Amoras .! 



Quer ir no cinema mas não sabe o que assistir?
Quem Sabe essas Dicas não podem te ajudar :D
Toda Semana Uma Dica Nova ! :D




A FITA BRANCA

Titulo OriginalDas Weisse Band / The White0

Duração  : 144 minutos (2 horas e 24 minutos)
Gênero : Drama
Direção : Michael Haneke
Ano De lançamento : 2009
País de Origem : ÁUSTRIA / ALEMANHA / FRANÇA / ITÁLIA 

Michael Haneke faz filmes para adultos. Afirmativa da qual se presume que este cineasta austríaco faz filmes sérios. E não tenha dúvidas: ele realmente faz filmes sérios, daqueles que chegam somente ao circuito alternativo e, mesmo assim, nem todo mundo curte. O motivo do desgosto de alguns talvez seja o senso de sarcasmo que Haneke emprega na forma como narra suas histórias. Veja este "A Fita Branca", por exemplo: um filme que trata de um tema seríssimo e cujo subtítulo original é "uma história para crianças" (algo que não foi traduzido no Brasil).

Não é de se espantar que o foco dramático de "A Fita Branca" seja justamente um grupo de crianças: garotos e garotas que vivem em um vilarejo na região norte da Alemanha, alguns anos antes do início da Primeira Guerra Mundial. Personagens jovens são uma preferência de Haneke já demonstrada em seus filmes anteriores. Se não são crianças, são rapazes ou moças, como em "Violência Gratuita" e "A Professora de Piano". O paralelo mais justo, porém, deve ser feito com "Caché", onde jovens também são o centro de uma perturbação que testa os nervos dos adultos - personagens e espectadores.

Então, Haneke nos propõe em "A Fita Branca" uma reflexão sobre a educação severa que os adultos daquele vilarejo impõem sobre as crianças. Castigos e surras como forma de punição para a menor das travessuras. É a formação de uma distopia social que, segundo Haneke em suas entrevistas, leva ao fascismo (e não ao nazismo, como muitos têm mal interpretado). Isto é, no autoritarismo com que os pais tratam seus filhos no vilarejo, difunde-se entre as crianças um vilipêndio por tudo aquilo que não é "certo". E crianças, sabemos, têm uma visão muito peculiar do mundo. Estão em formação intelectual e moral. E com um terreno extremamente fértil em suas cabeças, a semente ali plantada florescerá rápida e ferozmente.



www.cinematorio.com.br

Quesunteiros

Pesquisar este blog